Os festejos em Honra de Nossa Senhora das Febres atraem desde á centenas de anos, milhares de peregrinos de toda a regiao da Gandara e Bairrada que outrora se deslocavam a pé ou de carroça .Esta foi (e ainda é) durante muito tempo a principal romaria da região ,trazendo até Febres muita fé e devoçao a Nossa Senhora das Febres.
Não encontrá-mos registos de há quanto tempo se realizam estas festas,mas no livro(pag.16) da comemoraçao dos 200 anos da Freguesia de Febres podemos constatar que já em 1758 se falava na "capela de Nossa Senhora das Febres no Boeiro"(Boeiro era a denominaçao de Febres á muitos anos).Julgamos por isso ,que provavemente,nesta altura já haveria festa á Santa Padroeira ,Nossa Senhora das Febres.
Na pag. 16 do mesmo livro poder-se-á ler alguns pormenores interessantes sobre as festas ,os quais passamos a transcrever:"
As tradicionais Festas de Nª Sra. das Febres, realizando-se ou não, sempre fizeram um enorme furor entre as gentes da terra.Mas também os forasteiros fizeram crescer a sua fama alimentando uma admiração que se traduzia (e traduz) numa presença maciça durante os festejos.
No começo deste século,em 1903, mais uma vez a Junta de Paróquia,encabeçada pelo pároco,se apresta para a "contratação de duas filarmonicas,armador para a Igreja e ruas , clérigos e mais pessoal para a dita festa" e não nos é dificil imaginar a animação que então teria havido....
Mais tarde, em 1924, a Festa realizou-se mais uma vez.Abrilhantaram-na a "Musica da Vista Alegre,a Musica dos Covoes,os Zés Pereiras de Vila Verde", houve "armação da Igreja, corêtos e arcadas (dois de cada)",compraram-se "esteiras para musicos,68 duzias de fogo (variado), 4 peças de fogo preso, cêbo para o mastro , cêra para a festa", pagou-se aos padres,pagou-se a comida para os musicos e outras despesase tudo isto nao custou mais de 8.207$800!
Como, entre os "donativos dos mordomos(que eram34) , as esmolas tiradas ma praça, os donativos dos forasteiros , o dinheiro das esmolas , o milho (oferecido nos varios lugares) , as esteiras vendidas" e os donativos de particulares , foram apurados 9.088$300, a comissão fechou as contas com um saldo positivo de 880$500. Não era muito mas dava (quase) para contratar a musica dos Covoes!
Festas muito em conta , as daquele tempo!
E, o sucesso das festas era tal que a Junta teve de satisfazer em 1928, "o pedido de instalação de barracas para venda de cafés, refrigerantes e outras bebidas" durante as mesmas.
Já naquele tempo era grande a sede de Festas em Febres....
Mas outras referencias á Festa de Febres se podem ler neste livro ,assim na pag.39 do livro dos 200 anos da Freguesia de Febres ,publicado em 1991, podemos ler que a tradicional volta ciclistica Nª Sra. das Febres teve a presença de grandes nomes do ciclismo nacional como :Joaquim Andrade, Venceslau Fernandes,os irmãos Sousa Santos, Herculano Oliveira,Floriano Mendes,Joaquim Leite,Mario Henriques, Antonio Batista,entre outros.
Já mais recentemente fazemos referencia a algumas iniciativas durante os festejos: a unica prova de Karting realizada em Febres(1997),ou a gravaçao ao vivo de um CD/DVD ,por parte dos artistas Miguel e Andre(2000),assim como habitualmente a presença de muitos artistas do espectaculo musical nacional,deslumbraram todos quantos visitam Febres durante os seus festejos.
Não podemos deixar de destacar tambem o habitual fogo de artificio(normalmente no Domingo da festa) que move e encanta multidoes.
As Festas de Febres serão talvez a tradição mais antiga de uma terra cada vez mais moderna ,com gente orgulhosa do seu passado.....
PROGRAMA GERAL DOS FESTEJOS DE 2008 MAIS A BAIXO...
Fotos neste post:
- Prova de ciclismo no centro de Febres(anos 30??)
- Antiga capela de Febres no largo principal (já demolida)(anos40??)
- Pormenor da procissão (anos 30??)
- Capela Antiga e Corêto das Festas(anos 30??)
- Aspecto do flyer das festas de 2000
Sem comentários:
Enviar um comentário